quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Programa de Qualidade 5"s"






Disciplina :Praticas Administrativa-PROF°Rejane





1-Definindo os 5"S".





O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letras S:seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke.Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de ideias e conceitos generalizados.Varias sugestão foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S.No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:


  • para seiri foi escolhida a palavra UTILIZAÇÃO(também foram sugeridas arrumação, seleção,lógica e pratica);


  • para seiton, ORDENAÇÃO (outras palavras voltada sistematização, organização e classificação)


  • para seisou, LIMPEZA (foi cogitada a palavra zelo);


  • para seiketsu, ANSSEIO (outras opções levantadas:higiene, saúde, pureza e integrid

  • para shitsuke, AUTODISCIPLINA (foram voltadas tanbém: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).




2-Em equipe estamos pesquisando e elaborando os procedimentos do conceito:SHITSUKE (Autodisciplina).



O que fizemos até agora?


Bom, primeiro lugar o nosso grupo conheceu e estudou o 5"S", observamos cada contexto de simulação dos grupos na aplicação dos 5"S"no espaço da Promove, elaboramos um projeto para aplicar em todas as equipes para que seus próprios projetos e realizem e concretizem dentro desse espaço



.2.1-Verificação.



  • É a necessario que todos conheçama importancia dos 5"s" e de seus resultados, concordem e compram os procedimentos e as regras solicitadas.



  • Que a pessoas de grupo se dedique, compreendão e se comprometa com aquilo que estão fazendo.

  • As regras devemser claras e de facil entendimento, para haver uma boa comunicação e assim as pessoas perceberem que é para o seeu bem-estar.



  • A unica maneira de aplicar a disciplina e atraves de discussões das normas e procedimentos, com a participação detodos e a total compreensão de suas vantagens.


2.2-Benefícios.




  • Cumprimento dos procedimentos opercionais;


  • Constante auto-analise e busca de aperfeiçoamento dos empregados;


  • Concretização da gestão participativa;



  • Melhor entrosamento entre empregados e gerentes;


  • Confirmação/reavaliação dos valores da empresa;


  • incentivo a capacidadedos empregados.



3-Metodologia da emplantação:



A metodologia de implatação do programa 5"S" pode ser modificada para situações diferentes.No presente trabalho apresenta-se-á algumas estapas utilizadas para a aplicação do 5"s".




  • Palestra de divulgação.


  • Formação da comissão geral.


  • Dia da grandelimpeza.


  • Aplicação do 5s.


  • Avaliaçaõ.


  • Manutençaõ.


4-Sistese de providencias da equipe, com relação a implantação do conceito 5"S".

R:Ajudaremos no mutirão na promove unidade penteado no dia da aplicação do 5''s'', edistribuiremos folhetos e colacaremos cartazes.



4.1-Palestra da divulgação:


*oque ?



R:Atraves da divulgação e da distribuição queremos que as pessoas conhençam melhor oque são os 5 "s",para possivelmente aplicar em suas vidas.E monitorar todas asoutras equipes.



como?



R:Distribuição de folhetos e cartazes.



*quem?



R:Naiara,Eduarda,Jonas e Victor .


4.2-Comissão.


*quem?

R:Naiara,Eduarda,Jonas e Victor.


4.3-Dia da grande limpeza.


*data?

R:Dia 26/11/09

*oque?



R:Multirão.

*como?



R:Limpeza geral.


*quem?

R:Todos os grupos.



4.4-Aplicação de conceio.

*data?



R:26/00/09



*oque?

R:Apresentação dos senso Shitsuke atraves dos folhetos



*como,procedimentos?



R:Mostrando para as pessoas os beneficios que o Shitsuke poderia trazer para a vida de alguem quando bem aplicado.




5-Avaliação.:



R:Avaliação sera subjetiva e com uma abordagem do conhecimento de cada um ,sobre oque foi aplicado no trabalho do 5"s".

























Nenhum comentário:

Postar um comentário