
Disciplina :Praticas Administrativa-PROF°Rejane
1-Definindo os 5"S".
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letras S:seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke.Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porque o idioma japonês se expressa através de ideias e conceitos generalizados.Varias sugestão foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S.No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
- para seiri foi escolhida a palavra UTILIZAÇÃO(também foram sugeridas arrumação, seleção,lógica e pratica);
- para seiton, ORDENAÇÃO (outras palavras voltada sistematização, organização e classificação)
- para seisou, LIMPEZA (foi cogitada a palavra zelo);
- para seiketsu, ANSSEIO (outras opções levantadas:higiene, saúde, pureza e integrid
- para shitsuke, AUTODISCIPLINA (foram voltadas tanbém: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).
2-Em equipe estamos pesquisando e elaborando os procedimentos do conceito:SHITSUKE (Autodisciplina).
O que fizemos até agora?
Bom, primeiro lugar o nosso grupo conheceu e estudou o 5"S", observamos cada contexto de simulação dos grupos na aplicação dos 5"S"no espaço da Promove, elaboramos um projeto para aplicar em todas as equipes para que seus próprios projetos e realizem e concretizem dentro desse espaço
.2.1-Verificação.
- É a necessario que todos conheçama importancia dos 5"s" e de seus resultados, concordem e compram os procedimentos e as regras solicitadas.
- Que a pessoas de grupo se dedique, compreendão e se comprometa com aquilo que estão fazendo.
- As regras devemser claras e de facil entendimento, para haver uma boa comunicação e assim as pessoas perceberem que é para o seeu bem-estar.
- A unica maneira de aplicar a disciplina e atraves de discussões das normas e procedimentos, com a participação detodos e a total compreensão de suas vantagens.
2.2-Benefícios.
- Cumprimento dos procedimentos opercionais;
- Constante auto-analise e busca de aperfeiçoamento dos empregados;
- Concretização da gestão participativa;
- Melhor entrosamento entre empregados e gerentes;
- Confirmação/reavaliação dos valores da empresa;
- incentivo a capacidadedos empregados.
3-Metodologia da emplantação:
A metodologia de implatação do programa 5"S" pode ser modificada para situações diferentes.No presente trabalho apresenta-se-á algumas estapas utilizadas para a aplicação do 5"s".
- Palestra de divulgação.
- Formação da comissão geral.
- Dia da grandelimpeza.
- Aplicação do 5s.
- Avaliaçaõ.
- Manutençaõ.
4-Sistese de providencias da equipe, com relação a implantação do conceito 5"S".
R:Ajudaremos no mutirão na promove unidade penteado no dia da aplicação do 5''s'', edistribuiremos folhetos e colacaremos cartazes.4.1-Palestra da divulgação:
*oque ?
R:Atraves da divulgação e da distribuição queremos que as pessoas conhençam melhor oque são os 5 "s",para possivelmente aplicar em suas vidas.E monitorar todas asoutras equipes.
como?
R:Distribuição de folhetos e cartazes.
*quem?
R:Naiara,Eduarda,Jonas e Victor .
4.2-Comissão.
*quem?
4.3-Dia da grande limpeza.
R:Dia 26/11/09
*oque?
R:Multirão.
*como?
R:Limpeza geral.
*quem?
R:Todos os grupos.
4.4-Aplicação de conceio.
*data?
R:26/00/09
*oque?
R:Apresentação dos senso Shitsuke atraves dos folhetos
*como,procedimentos?
5-Avaliação.:
R:Avaliação sera subjetiva e com uma abordagem do conhecimento de cada um ,sobre oque foi aplicado no trabalho do 5"s".
Nenhum comentário:
Postar um comentário